Na celebração dos 40 Anos da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), o Presidente da APT elaborou o seguinte depoimento em que assinala a efeméride e destaca o contributo da APAH na constante melhoria da prestação de cuidados de saúde, da organização dos serviços de saúde, do SNS e dos modelos de financiamento que lhe estão associados.

Ao longo das últimas quatro décadas temos assistido a uma alteração dos padrões epidemiológicos, demográficos e sociais na sociedade portuguesa. Naturalmente, estas alterações registam exigências acrescidas aos serviços de saúde tanto a nível científico como a nível tecnológico e muito a nível organizacional. Neste sentido o caminho trilhado não teria sido possível sem o contributo da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) para a melhoria da prestação de cuidados de saúde de excelência e para o alcance do bem-estar dos utentes.

A APAH, ao longo deste período, através da promoção do conhecimento e da criação de pontes entre os diferentes agentes do sistema de saúde, tem desenvolvido uma discussão aberta sobre matérias relevantes tais como: o financiamento do sistema de saúde, a integração de cuidados de saúde e resposta integrada entre o sector social e saúde.

Por outro lado, ressalva-se a formação e partilha de conhecimento entre profissionais contribuindo para a melhoria substancial da gestão das organizações.

Durante o meu percurso profissional, mais concretamente há mais de vinte anos, verifiquei diariamente a abertura de diferentes Administradores Hospitalares, bem como da APAH, na implementação de novos projetos de inovação que melhoraram o acesso dos utentes a cuidados de saúde especializados garantindo um elevado aumento do bem-estar na sociedade.

Recordo aqui o exemplo de excelência do Dr. Santos Cardoso, Administrador Hospitalar do Hospital Pediátrico de Coimbra e membro da APAH, com quem tive a honra e o privilégio de trabalhar enquanto e partilhar ideias e discussões com vista à melhoria continua da nossa instituição.

Na minha opinião, e atendendo ao perfil multi disciplinar das organizações prestadoras de cuidados de saúde, a APAH tem sabido ocupar um espaço de discussão e promoção dos temas atuais de saúde sem paralelo promovendo um profícuo entendimento entre todos os agentes do sistema de saúde. O nível de excelência do nosso Serviço Nacional de Saúde não teria sido alcançado sem a existência da APAH.

Congratulo-me por em Dezembro de 2019 a Associação Portuguesa de Telemedicina (APT) ter assinado um protocolo de cooperação com a APAH. Para a APT foi um enorme ganho, e simultaneamente um compromisso que nos obriga a criar melhores condições para, à nossa medida, enriquecer e fortalecer o SNS.

Presidente da Associação Portuguesa de Telemedicina

Eduardo Castela