A Escola Superior de Saúde convidou a APT para efectuar uma palestra na Unidade Curricular de telessaúde da licenciatura em Saúde Digital da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.

Fernando Mota[1]

Coimbra, 20 de Dezembro de 2024

No passado dia 5 de Dezembro o Dr. Gustavo Santo, médico neurologista da ULS Coimbra e membro da direcção da APT, efectuou, em representação da Associação, uma comunicação sobre telessaúde, dando assim resposta à proposta de colaboração efectuado pela ESS P.PORTO.

Na sua intervenção o Dr. Gustavo Santo recordou os conceitos fundamentais da telemedicina e da telessaúde, ilustrando a intervenção remota em saúde com exemplos práticos bem sucedidos – desde o pioneirismo da cardiologia pediátrica, ao desempenho da Via Verde do AVC regional na última década e, mais recentemente, o telesseguimento e telemonitorização de doentes crónicos. Destacou os ganhos em saúde e os demais benefícios que a prática da telessaúde oferece a utentes e profissionais em várias dimensões: acesso a cuidados de saúde, conhecimento e boas práticas clínicas, impacto organizacional, entre outros.

A intervenção do Dr. Gustavo Santo reflecte bem um dos vectores de actuação da APT: a difusão da prática da telemedicina/telessaúde, bem como a respectiva formação e partilha de conhecimento.

Tal como tem sido feito em acções anteriormente desenvolvidas a nível nacional, a APT acolhe sempre com grande satisfação as solicitações de participação em actividades que contribuam para a promoção, apoio, desenvolvimento e aplicação da telemedicina.

[1] Vice-presidente da Associação Portuguesa de Telemedicina

O autor escreve de acordo com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico